top of page

A importância da Nota Fiscal Eletrônica na gestão do seu negócio

Um documento fiscal que garante credibilidade e segurança para as partes envolvidas na prestação de serviço


Bandeira Brasil

Gerar nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e) é uma atividade essencial para empresas que prestam serviços, trazendo diversos benefícios tanto para o prestador quanto para o cliente que contrata o serviço.


Primeiramente, a emissão da NFS-e é uma exigência legal no Brasil. Ela segue as diretrizes definidas pela Receita Federal e demais órgãos e administrações tributárias. Além disso, a NFS-e serve como comprovação da execução do serviço, garantindo segurança jurídica para todas as partes envolvidas na transação.


A NFS-e pode ser considerada um contrato de prestação de serviço entre dois lados sem vínculo empregatício. De um lado, há o prestador, que emite a nota fiscal. Do outro, está o cliente que realiza o pagamento pelo serviço. O documento também especifica o serviço prestado, seu valor e a data correspondente. Há ainda a opção de incluir informações adicionais como: método de pagamento, conta bancária e outros detalhes.

Vale ressaltar que a NFS-e é um documento eletrônico oficial, utilizado pela contabilidade como base para registrar a receita da empresa, além de ser um mecanismo de controle interno. Ao documentar suas transações de forma organizada, as empresas podem acompanhar receitas, despesas e lucros, facilitando o planejamento financeiro e a definição de estratégias.


A emissão da NFS-e evidencia profissionalismo e comprometimento por parte da empresa de serviços. Essa prática aumenta a credibilidade do cliente, pois garante que toda a operação seja transparente e amparada pela legislação. Além disso, o valor da NFS-e define a tributação que contribui para que o Estado desenvolva iniciativas em benefício da sociedade. Ou seja, emitir NFS-e também reflete responsabilidade social.

Para empresas obrigadas a gerar esse documento, essa prática agrega valor ao negócio, promovendo legalidade, transparência, conformidade tributária e compromisso social, além de fortalecer a relação de confiança dentro do mercado formal. Dúvidas? Fale conosco!



Comentários


bottom of page